Nos dias 20 e 22 de abril de 2026, realizaram-se atividades nas Biblioteca da Escola nº1 de Nogueira, na Biblioteca do Centro Escolar de Esporões e na Escola Eb1 de Fraião. Participaram as cinco turmas do 4º ano e tudo aconteceu a partir da obra: E tu, gostas de histórias?
Na primeira parte, a professora Ana Sofia Vieira, contou a história de uma forma dinâmica, lendo e cantando.
Já na segunda parte, e depois de um debate com a professora e ilustradora deste livro, Susana Leite, os alunos foram convidados a mostrarem a sua criatividade numa tela, através da recordação de personagens ou de acontecimentos das histórias que foram lendo desde pequenos. Essa imensa tela, esteve rodeada pelos nossos alunos que ilustraram o que a sua imaginação ditou. Aliás foi-lhes dada toda a liberdade para inventarem também os contos deles e os deixarem ali registados, através das ilustrações.
Daqui resultou um trabalho colaborativo que exprime bem, o quanto os livros nos permitemviajar e sonhar!
