Ler com Arte



 

Nos dias 20 e 22 de abril de 2026, realizaram-se atividades nas Biblioteca da Escola nº1 de Nogueira, na Biblioteca do Centro Escolar de Esporões e na Escola Eb1 de Fraião. Participaram as cinco turmas do 4º ano e tudo aconteceu a partir da obra: E tu, gostas de histórias?

Na primeira parte, a professora Ana Sofia Vieira, contou a história de uma forma dinâmica, lendo e cantando.

Já na segunda parte, e depois de um debate com a professora e ilustradora deste livro, Susana Leite, os alunos foram convidados a mostrarem a sua criatividade numa tela, através da recordação de personagens ou de acontecimentos das histórias que foram lendo desde pequenos. Essa imensa tela, esteve rodeada pelos nossos alunos que ilustraram o que a sua imaginação ditou. Aliás foi-lhes dada toda a liberdade para inventarem também os contos deles e os deixarem ali registados, através das ilustrações.

Daqui resultou um trabalho colaborativo que exprime bem, o quanto os livros nos permitemviajar e sonhar!


Atividade: 
Disciplinas:  Artes, português, Cidadania.
Nível de Ensino: 1º Ciclo
Ano de escolaridade: 4º ano.
5 Turmas


PASEO: 

Linguagens e textos

Informação e comunicação

Pensamento crítico e pensamento criativo

Desenvolvimento pessoal e autonomia