Esta atividade reflete as leituras realizadas em casa e a partilha desses livros com os outros colegas. Assim, estas crianças colocam as "as palavras em movimento", interpretando, sintetizando e praticando a apresentação de textos e trabalhos.
Já quando se trata do 1º ano, como ainda não sabem escrever, alguns alunos ilustram a história que ouviram em casa, contada pelas famílias.

