Revisa "defacto" N.º 33

A Escola Secundária Alberto Sampaio (ESAS) foi palco do lançamento da edição n. 33 da revista “defacto”, num evento que reuniu a comunidade escolar e várias entidades externas. A cerimónia contou com a presença dos docentes, alunos, a coordenadora interconcelhia da bibliotecas escolares de Braga, da diretora do Centro de Formação, da assessora da Câmara Municipal e de outras personalidades da comunidade que contribuíram com artigos e reflexões para a publicação. A sessão incluiu intervenções do Sr. Diretor e da coordenadora da revista, que mencionaram o contributo da revista para a promoção da literacia, da cidadania e da criatividade, consolidando a “defacto” como referência no panorama educativo local.



Encontro com... a realizadora Marianela Valverde

O documentário "Aqueles que ficaram - todo o mundo tem". realizado por Marianela Valverde e Humberto Candeias, foi exibido no âmbito da XXVIII Jornadas da Biblioteca.
A obra mergulha nas consequências pessoais e sociais do Estado Novo, dando voz aos familiares dos opositores políticos.

 

XXVIII Jornadas da Biblioteca

Realizaram-se as XXVIII Jornadas da Biblioteca Manuel Monteiro, subordinadas ao tema "Dos muros às pontes - Caminhos para a paz em tempo de guerra", que se  iniciaram com a abertura/inauguração da exposição fotográfica documental “24-02-2022: O dia mais longo que nunca mais acabou”, de David Araújo e Cândida Pinto da RTP. Esta exposição, retrata a guerra na Ucrânia, serviu como ponto de partida para as diversas atividades das jornadas realizadas ao longo do mês de maio.





Concurso Intermunicipal de Leitura do Cávado

A fase Intermunicipal do Concurso de Leitura do Cávado decorreu no dia 9 de maio de 2025, no Theatro Gil Vicente, em Barcelos, reunindo jovens leitores de vários concelhos da região para celebrar o gosto pela leitura e a excelência na expressão oral.




Palavras em Movimento - Uma Língua, muitas vozes

 A comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa envolveu alunos de países diversos, tendo cada grupo apresentado leituras de textos em português, trazendo à tona as particularidades de pronúncia, ritmo e entoação das suas regiões de origem. 






Comemoração do V Centenário do nascimento de Camões “Um Dia para Camões”

A Escola Secundária Alberto Sampaio (ESAS) participou na atividade “Um Dia para Camões” com uma apresentação da leitura do episódio de Inês de Castro pelos alunos de Português Língua Não Materna (PLNM). Esta atividade integrou-se nas comemorações promovidas pelo Município de Braga e pela Biblioteca Municipal, que organizaram um programa cultural diversificado, incluindo teatro, música, poesia e artes plásticas, durante 12 horas de homenagem a Camões. 



Comemoração do V Centenário do nascimento de Camões - Sarau Intercultural

O Sarau Intercultural da ESAS, realizado no dia 23 de maio, celebrou a riqueza da diversidade, unindo vozes e culturas em torno de dois grandes temas: Luís de Camões, símbolo maior da língua portuguesa, e a água, património essencial de toda a humanidade. Num ambiente de partilha, ouviram-se textos em várias línguas, refletindo a pluralidade da comunidade escolar e o valor do multilinguismo na promoção da compreensão e da paz.  Assim, o sarau foi um tributo à herança de Camões e à água, lembrando que ambos pertencem a todos e unem povos além-fronteiras.





Semana da Leitura

 A Semana da Leitura foi celebrada com atividades diversas de leitura e escrita, que envolveu a comunidade multicultural da ESAS.