Hora do conto "Eu espero"

A partir do livro “Eu espero”, foi desenvolvida uma atividade de leitura, escrita e ilustração, seguindo a metodologia ativa do antes, durante e após a leitura, com o objetivo de promover a integração
Este modelo pedagógico permite preparar os alunos para o texto, envolver a turma durante a leitura e, no final, promover momentos de reflexão, criação e autoria. Após explorarem a história, cada aluno escreveu uma carta para si sobre aquilo que espera da vida, incluindo o símbolo do fio vermelho que representa os sonhos e os desejos. O envelope personalizado fez parte do processo criativo, dando sentido e identidade à produção dos alunos.
A atividade revelou grande criatividade e envolvimento das crianças. Parabéns a todos por tornarem a leitura uma experiência inspirada e inovadora.


Atividade presencial (Anual)

Disciplinas - Português e História e Geografia de Portugal

Nível de ensino - 1.º ciclo

Ano de escolaridade - 4.º ano

PASEO: 

 Linguagens e textos

Informação e comunicação

Pensamento crítico e pensamento criativo

Desenvolvimento pessoal e autonomia

Ler com os amigos ainda é melhor

 



Em articulação com a disciplina de Português, os alunos partilharam interturmas as leituras que cada um fez individualmente, no âmbito do projeto pessoal de leitura. No 2º e 3º ciclos, foram realizadas sessões com quatro turmas, num total de 104 alunos. 

José Manuel Mendes - autor do Minho

 


Duas ilustrações, uma do 1.º ciclo e outra do secundário, integradas na mostra artística dos trabalhos dos alunos das escolas do concelho de Braga, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. 


As turmas do pré-escolar N1 e N2, num total de 45 alunos, também trabalharam a obra do José Manuel Mendes. 



Das Letras: ler, escrever e contar

 


Os livros escolhidas pelos alunos são trabalhados posteriormente em casa, depois resumidos e preparados para serem apresentados oralmente aos colegas na sala ou Biblioteca. Também é realizado um mini-dicionário com palavras "difíceis" encontradas no texto. Tudo isto é debatido durante a apresentação pública.