Encontro com a autora

A jovem autora Daniela Silva promoveu um encontro envolvente na ESAS, onde partilhou detalhes sobre o seu percurso de vida, os seus gostos pessoais e o processo de escrita que culminou no seu primeiro livro publicado, “Psi-Corporação – Ogígia.”Durante a conversa, Daniela mostrou como as suas experiências moldaram a sua visão do mundo e influenciaram a sua escrita.
“Psi-Corporação – Ogígia” é uma narrativa que mergulha num universo onde uma variante mortal, conhecida como Psi, ameaça a vida dos infectados. A obra não apenas apresenta um enredo intrigante, mas também provoca reflexões sobre a sociedade e os desafios que ela enfrenta.
Este encontro foi uma oportunidade valiosa para os alunos conhecerem mais sobre o processo criativo da Daniela e se inspirarem na sua trajetória.



10 Minutos a ler

Os alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico 3CEB e do ES estão a participar numa iniciativa que incentiva a leitura diária. Em contexto de sala de aula e na biblioteca, dedicam 10 minutos do seu tempo a ler, promovem o gosto pelos livros e melhoram as suas competências de literacia. Esta prática regular pretende criar hábitos de leitura e contribuir para o sucesso escolar dos alunos.



Comemoração do V Centenário do nascimento de Camões - Palestra

No âmbito das comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões, a Escola Secundária Alberto Sampaio (ESAS) promoveu uma palestra dirigida aos alunos do ensino secundário. O evento integrou-se nas iniciativas nacionais que assinalam o quinto centenário do poeta, considerado figura maior da literatura portuguesa.
Durante a sessão, foram destacados momentos marcantes da vida e obra de Camões, com enfoque em “Os Lusíadas” e na influência do autor na cultura e identidade portuguesas. A palestra proporcionou aos alunos uma oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre o legado camoniano, promovendo o interesse pela literatura e o património nacional.



Projeto de Leitura



Todos os alunos são convidados a escolher uma obra (seja do género, lírico, dramático ou narrativo/épico) e da sua leitura, cada aluno prepara/planifica a sua apresentação à turma, mediante a elaboração de uma rubrica de apresentação oral, preparada conjuntamente com o professor e a turma. A apresentação da obra selecionada é feita durante o 2.º período, de acordo com uma calendarização previamente estabelecida. Na apresentação oral à turma, o aluno pode socorrer-se de múltiplas ferramentas (PowerPoint, vídeos, jogos, etc.) desde que contribuam para a qualidade da apresentação.

Este ano foram envolvidos 1260 alunos, de 45 turmas, do 10.º, 11.º e 12.º anos, na disciplina de português em formato presencial.





A pesquisar sempre se aprende

 


Ao longo do ano desenvolveram-se estratégias para  os alunos adquirirem competências de pesquisa e conhecimentos relacionados com  textos lidos e problemas diversos.
O objetivo é estimular o conhecimento, desenvolverem o espírito crítico e o interesse pelo saber.



Palavras em Movimento

 



Foram dinamizadas sessões de leitura realizadas por vários intervenientes internos (professores, professora bibliotecária...) e externos (autores, ilustradores e família). Os alunos produziram e/ou ilustraram vários tipos de textos. Também foram realizadas leituras encenadas de várias obras.


10 minutos a ler

 

As bibliotecas têm vindo a implementar, ao longo dos anos, a iniciativa "10 minutos a ler". Uma vez por dia, os alunos dispõem de 10 minutos, no início de uma aula, de acordo com um cronograma previamente definido em conselho de turma, para lerem umas páginas do livro que requisitaram na biblioteca.


Leitura orientada

 Atividades de leitura orientada nas aulas de Português, seguindo a metodologia ativa do antes, durante e após a leitura. Ao longo do ano são selecionados vários títulos que circulam pelas várias turmas, de acordo com o ano de escolaridade. 

Hora do conto "Eu espero"

A escola EB 2/3 de Nogueira recebeu todos os alunos do 4.º ano do Agrupamento (155) para uma atividade de Integração. Na biblioteca, a partir do livro “Eu espero”, foi desenvolvida uma atividade de leitura, escrita e ilustração, seguindo a metodologia ativa do antes, durante e após a leitura. Depois da leitura, cada aluno escreveu uma carta para si próprio com o que espera da vida, não esquecendo o tal fio vermelho que a representa. O envelope também fez parte. Foram muito criativos, parabéns!


Ler com os amigos ainda é melhor

 



Em articulação com a disciplina de Português, os alunos partilharam interturmas as leituras que cada um fez individualmente, no âmbito do projeto pessoal de leitura. No 2º e 3º ciclos, foram realizadas sessões com quatro turmas, num total de 104 alunos. 

José Manuel Mendes - autor do Minho

 


Duas ilustrações, uma do 1.º ciclo e outra do secundário, integradas na mostra artística dos trabalhos dos alunos das escolas do concelho de Braga, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. 


As turmas do pré-escolar N1 e N2, num total de 45 alunos, também trabalharam a obra do José Manuel Mendes. 



Das Letras: ler, escrever e contar

 


Os livros escolhidas pelos alunos são trabalhados posteriormente em casa, depois resumidos e preparados para serem apresentados oralmente aos colegas na sala ou Biblioteca. Também é realizado um mini-dicionário com palavras "difíceis" encontradas no texto. Tudo isto é debatido durante a apresentação pública.


Conhece o teu corpo

 


Na semana da Leitura, as crianças do pré-escolar de Esporões realizaram uma atividade com 2 mães, com base na leitura e desenho do corpo de 2 crianças no chão, em papel cenário. Todos ajudaram - 37 crianças.


Ao Encontro da Liberdade

Os alunos de Nogueira 2C fizeram cravos e "plantaram-nos" na entrada da Escola. Nos vidros foi escrito o poema sobre a liberdade "Como se alcança a liberdade" de Sandra Balacé.





Ao Encontro da Liberdade - O Lápis de Malala

As crianças do 3º ano de Esporões, 20 alunos, leram e pesquisaram sobre o livro “O Lápis Mágico de Malala”. Dançaram uma música do Paquistão e desfilaram com os cartazes.
Por sua vez os 3º anos de Nogueira nº1, 58 alunos, também realizaram pesquisas sobre o Paquistão, como por exemplo, a sua flor e construíram lápis gigantes como resultado do que aprenderam. Esses lápis estão agora na nova Biblioteca.




Histórias aos cubos

 




Trabalhos desenvolvidos nas aulas de Português do 6º ano, após a leitura integral das obras.


Ao Encontro da Liberdade - O Tesouro

 






"O Tesouro", de Manuel António Pina, foi uma das obra escolhidas para comemorar a Liberdade pelos alunos do 3º ano da EB 1 de Nogueira.


Histórias às rodelas








Em articulação com a disciplina de Português, as turmas do 5º ano realizaram as suas apresentações orais sobre o 25 de abril. Por sugestão da professora bibliotecária, os alunos leram um livro sobre o tema proposto e, depois, apresentaram-no à turma em forma de "Histórias às rodelas". Após a leitura atenta do livro pretendido, os alunos escolheram seis momentos marcantes e desenharam-nos em 6 rodelas com tamanhos diferentes. No dia da apresentação, enquanto falavam do livro, mostravam sequencialmente as rodelas com os seus desenhos. Os alunos demonstraram a sua criatividade, empenho e dedicação e estiveram à altura do desafio. Muitos parabéns!

XXVII JORNADAS DA BIBLIOTECA


A biblioteca Manuel Monteiro desenvolve, há 27 anos, as "Jornadas da Biblioteca", dinamizadas ao longo dos anos de várias formas. Este ano, sob o tema global do agrupamento proposto pela equipa da revista defacto "Do Oriente", assumimos que as Jornadas da Biblioteca seriam uma forma de refletir e dar a conhecer este lado do mundo aos alunos e demais intervenientes. Desde o início do ano letivo que, de forma articulada  com vários docentes de diferentes áreas disciplinares o programa foi sendo construído em função das parcerias conseguidas (Viveiros do Cávado - plantas orientais; Instituto Confucio da universidade do Minho - Exposição e oficinas culturais chinesas; Atelier Matter D'Artes - exposição de mandalas e workshop de criação - Índia; Materiais de construção Manuel Vieira Gomes - areia, tijolos, terra - exposição). Ao longo dos dois dias das jornadas (ver programa) foi possível envolver toda a comunidade do AESAS numa dinâmica intercultural e interdisciplinar em torno deste tema aglutinador.



Ler em liberdade

 Leitura em voz alta do livro censurado "O soldado João" para as turmas de 5º ano. Os alunos do 7º ano leram dois contos de "Os Bichos".