Eixos de intervenção


» Leitura orientada

A leitura orientada é uma prática pedagógica em que os alunos, guiados pelo professor, realizam a leitura sistemática de obras adequadas à sua faixa etária e nível de proficiência.

Inclui momentos de preparação, leitura e discussão do texto, promovendo compreensão leitora, a análise crítica e a autonomia.

» Leitura recreativa

É a prática de ler textos de forma voluntária, tendo como objetivo principal o entretenimento, o prazer e o lazer do leitor.

» Visibilidade da leitura

Refere-se ao conjunto de ações que tornam a leitura uma presença constante e reconhecida no dia a dia escolar.
Inclui a criação de ambientes dedicados à leitura em diferentes espaços da escola, divulgação de atividades e eventos relacionados com os livros, envolvimento da comunidade escolar e incentivo à partilha de experiências leitores entre alunos, professores e famílias.

» Socialização da leitura

Refere-se ao conjunto de ações que promovem a partilha, discussão e divulgação das experiências leitoras entre alunos, professores, famílias e comunidade.

» Envolvimento da família

Consiste na promoção de dinâmicas como leitura domiciliária, atividades conjuntas de leitura em casa, partilha de experiências leitoras, e convite a familiares para participarem em iniciativas de leitura na escola.