sexta-feira, 23 de maio de 2025

Comemoração do V Centenário do nascimento de Camões - Sarau Intercultural

O Sarau Intercultural da ESAS, realizado no dia 23 de maio, celebrou a riqueza da diversidade, unindo vozes e culturas em torno de dois grandes temas: Luís de Camões, símbolo maior da língua portuguesa, e a água, património essencial de toda a humanidade. Num ambiente de partilha, ouviram-se textos em várias línguas, refletindo a pluralidade da comunidade escolar e o valor do multilinguismo na promoção da compreensão e da paz.  Assim, o sarau foi um tributo à herança de Camões e à água, lembrando que ambos pertencem a todos e unem povos além-fronteiras.




sexta-feira, 16 de maio de 2025

XXVIII Jornadas da Biblioteca

Durante o mês de maio decorrem as XXVIII Jornadas da Biblioteca Escolar Manuel Monteiro, da ESAS, que tiveram início com a abertura da exposição fotográfica documental “24-02-2022: O dia mais longo que nunca mais acabou”, de David Araújo e Cândida Pinto da RTP. Esta exposição, retrata a guerra na Ucrânia, que foi inaugurada na estação São Sebastião do Metropolitano de Lisboa serviu como ponto de partida para as atividades das jornadas, em estreita articulação com o grupo disciplinar de História.





sexta-feira, 9 de maio de 2025

Concurso Intermunicipal de Leitura do Cávado

A fase Intermunicipal do Concurso de Leitura do Cávado decorreu no dia 9 de maio de 2025, no Theatro Gil Vicente, em Barcelos, reunindo jovens leitores de vários concelhos da região para celebrar o gosto pela leitura e a excelência na expressão oral.




segunda-feira, 5 de maio de 2025

Palavras em Movimento - Uma Língua, muitas vozes

 A comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa envolveu alunos de países diversos, tendo cada grupo apresentado leituras de textos em português, trazendo à tona as particularidades de pronúncia, ritmo e entoação das suas regiões de origem. 






Comemoração do V Centenário do nascimento de Camões “Um Dia para Camões”

A Escola Secundária Alberto Sampaio (ESAS) participou na atividade “Um Dia para Camões” com uma apresentação da leitura do episódio de Inês de Castro pelos alunos de Português Língua Não Materna (PLNM). Esta atividade integrou-se nas comemorações promovidas pelo Município de Braga e pela Biblioteca Municipal, que organizaram um programa cultural diversificado, incluindo teatro, música, poesia e artes plásticas, durante 12 horas de homenagem a Camões. A Universidade do Minho também colaborou com um ciclo de palestras e exposições bibliográficas sobre o poeta, reforçando a dimensão educativa e cultural do evento. Assim, a ação da biblioteca da ESAS contou com o apoio e enquadramento destas instituições, promovendo a leitura, a cultura e a língua portuguesa na comunidade.